fbpx

SOBRE O CÂNHAMO​

Construir com Cânhamo

Construir uma casa sustentável e “verde” é parte integrante do estilo de vida das pessoas que minimizam a pegada carbónica. A construção com blocos de cânhamo é uma solução atrativa para aqueles que querem uma alternativa ao material utilizado na construção convencional.

Vantagens de Construir com Cânhamo

Existem muitas vantagens na utilização dos ECOblocos, que num curto espaço de tempo, revolucionaram a indústria da construção ao oferecer um produto acessível, de alto desempenho e amigo de ambiente que continuará a beneficiar o planeta no futuro.

A produção industrial de cânhamo é um cultivo que prospera em variados solos e climas, é a proposta ideal para responder localmente à procura de materiais de construção. Por ser um cultivo de crescimento rápido – normalmente pronto para colher após 3-4 meses e para processamento apenas 2 semanas depois – as suas propriedades regeneradoras fazem dele uma excelente alternativa às matérias primas mais convencionais.

Os Blocos de Cânhamo são muito fortes, leves e extremamente resistentes, oferecendo a garantia de um resultado de alto desempenho, não só em termos estéticos mas também resistentes ao fogo, regulação de humidade e eficiência térmica e acústica.

Os blocos são produzidos a partir de Cal e cânhamo, utilizando a parte interna do caule da planta. As incríveis propriedades sequestradoras de carbono significam que o produto final é efetivamente carbono negativo – significando que a quantidade de carbono emitida na sua colheita e processamento é menor que a absorvida durante o crescimento e vida da planta. Está correto: um material de construção 100% carbono negativo.

Os Blocos de Cânhamo têm propriedades isolantes e de auto-regulação térmica brilhantes, o que significa que são extremamente eficientes tanto no aquecimento como na refrigeração – resultando numa descida substancial dos custos de energia em casa.

O nível superior de isolamento térmico ao usar este material natural é praticamente impossível de comparar com os materiais de construção convencionais. Por exemplo, se usar a tradicional parede-dupla de tijolo com caixa de ar com 8cm de cortiça no meio, apenas atingirá à volta de 75% do isolamento térmico garantido por uma única parede de blocos de cânhamo de 30cm.

ECOblocos ajudam a criar um ambiente que promove uma vivência mais saudável, com a capacidade de regular a humidade e actuando como repelente de bolores, bactérias, vírus e outras toxinas.

Normalmente crítico na indústria de construção, os blocos de cânhamo são naturalmente resistentes ao fogo. Não necessita adicionar repelentes ou outros materiais para garantir a segurança da sua estrutura.

Rigorosamente testados e certificados, os ECOblocos são produzidos em vários tamanhos e espessuras, tornando-os ideais para variadas aplicações na construção de uma nova casa ou isolamento (ou renovação) de uma já existente.

  • Paredes exteriores: blocos entre 20 e 30cm de espessura podem ser usados com qualquer tipo de estrutura para paredes exteriores e divisões. Oferece um isolamento natural e superior durante todo o ano em relação a aquecimento e refrigeração.
  • Paredes interiores: blocos entre 10 e 15cm de espessura são adequados para qualquer parede interior.
  • Isolamento de estruturas existentes: dependendo dos requisitos e do orçamento, várias espessuras podem ser usadas para isolamento de estruturas existentes, tanto interna como externamente.
  • Pavimentos e tetos: blocos entre 10 e 20cm são indicados para pavimentos e tetos, proporcionando um acabamento durável e versátil.
  • Blocos de encaixe estruturais: semelhante ao conceito de Lego, os blocos de cânhamo podem ser utilizados como uma alternativa aos blocos de cimento. A sua capacidade de suporte de carga é conseguida por uma estrutura inovadora dentro do próprio bloco que se projecta e “trava” no seguinte.

Outras Aplicações

Além de proporcionar uma solução sustentável e amiga do ambiente na forma  de blocos de cânhamo, esta matéria prima altamente versátil também é usada em muitas outras aplicações em construção. Entre elas:

Painéis de cânhamo:

Usados tanto em revestimento de paredes interiores ou exteriores e podem oferecer uma alternativa ao aço corrugado, pvc e cimento. Pode ser produzido em qualquer tamanho dependendo do pretendido.

Lã de Cânhamo:

Usada para isolamento térmico seguro, palpável e altamente eficaz.

Revestimento de cânhamo:

Quando usado como revestimento é um acabamento maravilhoso tipo estuque tendo os benefícios adicionais de um acabamento protetor. Pode também ser utilizado em bancadas.

Betão de cânhamo:

Pode ser combinado com uma mistura de Cal para criar uma pasta (da mesma forma que o cimento) e despejado em molduras de madeira para formar uma parede, ou projetado na parede para usar como isolamento.

Rumo a um Futuro Sustentável

Como alternativa ao alto carbono emitido pelo betão, (e outros materiais de construção convencionais)

Os ECOblocos são o material mais versátil, amigo do ambiente e acessível para se construir um verdadeiro espaço “vivo e respirável”.

Adequado para qualquer construção ou renovação baixa em carbono (com potencial de aumentar) a investigação e a pesquisa na produção deste produto inovador e sustentável é um passo gigantesco no combate à emergência climática.

Se está a considerar os ECOblocos para a sua construção ou pensa em diferentes opções de construção sustentável, entre em contacto com a Cânhamor.

Contacte a nossa equipa
para viabilidade e orçamentos.